SITE DE COMPRAS

terça-feira, 16 de abril de 2013

                       Vou seguir os passos de Jesus Cristo 

Texto Básico: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”. (Hebreus 12.1-2 ACF)

Texto Áureo: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”. (João 13.15 ACF)

Introdução

A paz de Cristo. A Escritura Sagrada, em sua totalidade aponta para a pessoa de Jesus Cristo. O Novo Testamento mostra com clareza que o objetivo final de Deus é que os cristãos se assemelhem a Jesus Cristo. (Jo 13.15; Hb 12.2) A vida cristã deve moldar-se aos exemplos deixados pelo Mestre, o próprio Verbo que se fez carne e habitou entre nós. (Jo 1.14)

Ao olhar para as ações de Jesus, registradas nos evangelhos, devemos ser compelidos pelo Espírito Santo a seguir os seus passos e andar como Ele andou. O chanceler e reverendo da Universidade Presbiteriana Mackienzie, Dr. Augustus Nicodemus, em seu recente livro “O Ateísmo Cristão e Outras Ameaças à Igreja” define “ateísmo cristão” como o ato de professar ser cristão, mas viver como se o Deus que se professa não existisse.

Verdade indubitável é que Jesus se revela nos evangelhos como alguém prático e não apenas teórico. Suas obras deixaram o fariseu Nicodemos atônito, levando-o a declarar: “... Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”. (Jo 3.2)

Em suma, nosso dizer ("eu sou cristão") deve estar de acordo com a nossa conduta ("seguir os passos de Jesus"). O padrão normal da vida cristã deve refletir o caráter de Cristo, por meio de uma busca incessante da estatura completa de Cristo. (Ef 4.13)

Desenvolvimento

O Apóstolo João, em sua primeira carta declara: “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”. (1 Jo 2.6)

Sendo assim, vejamos:

a) Jesus Cristo era humilde em suas atitudes. Humildade é ausência completa de orgulho e isso podia ser visto em Jesus.

“E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos”. (Mc 9.35)

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz”. (Fp 2.5-8)

b) Jesus Cristo viveu as alegrias e aflições da vida.

Jesus era plenamente Deus e plenamente Homem. Tal afirmação é defendida com base nos seguintes argumentos: (1) Sentia emoções (Mt 9:36; 14:14; 15:32; 20:34); (2) Sentia tristeza e angústia (Mt 26:37); (3) Sentia alegria (Jo 15:11; 17:13; Hb12:2); (4) Sentia indignação (Mc 3:5; 10:14); (5) Sentia ira (Mt 21: 12,13); (6) Se surpreendeu (Lc 7:9; Mc 6:6); (7) Se sentiu atormentado (Mc 14:33); (8) Se comoveu e chorou (Jo 11:33,35,38). Ou seja, o Deus encarnado assumiu completamente a humanidade, tornando-se passível das mesmas limitações físicas e psicológicas comuns a todos os homens, expressando a sua humanidade inclusive através do choro, das lágrimas.

c) Jesus viveu em santidade.

Jesus é Aquele que "foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado". (Hb 4.15)

Viver em santidade é viver para os propósitos de Deus, para agradar a Deus, em vez de vivermos para nossos próprios interesses e prazeres.

d) Jesus amava as pessoas.

O escritor Paulo Brabo, em seu livro “Em 6 passos o que Jesus faria”, página 12, faz uma citação que parece escandalizadora, mas que é a pura verdade e tem respaldo bíblico:

“ (...) Jesus, que comia com estelionatários, bebia com agiotas e era amigão de prostitutas, tolerava aparentemente tudo em todos. “Eu não condeno você”, ele ousou blasfemar aos ouvidos da mulher adúltera. O rabi puxava conversa com divorciadas promíscuas, pousava sua mão sobre leprosos de que todos desviavam o olhar e dormia nas camas rendadas de inimigos do povo. O sujeito conseguiu o feito inédito de sustentar a fama de homem de Deus ao mesmo tempo que abraçava a escória da sociedade(...)”

“Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus”. (Rm 15.7)

Jesus é para nós a motivação para aceitarmos os companheiros cristãos que pensam diferente de nós e demais pessoas. Jesus aceitou todos os tipos de pessoas em seu reino: Judeus e Gentios, Escravos e Livres, Homens e Mulheres, Ricos e Pobres, Jovens e Idosos, pessoas de formação moral reta e pessoas com estilo de vida decadente.

“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Mt 22.39)

Conclusão

“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”. (João 13.15 ACF)

“Não há razão para o mundo crer que somos de Deus se agimos como o Diabo.” (Tommy Tenney)

Decida mudar. Siga os passos de Jesus Cristo. Só assim poderás declarar-se “cristão”, que significa “pequeno Cristo”.

Em Cristo,
Anderson Vieira

Bibliografia

MCCALL, Larry. Walking Life Jesus Did. 2005, Indiana: EUA, BMH Books, P.O Box 544.

NICODEMUS, Augustus. O ateísmo cristão e outras ameaças à Igreja. 2011. Editora Mundo Cristão.

BRABO, Paulo. “Em 6 passos o que Jesus faria”, página 12. 2009. Editora Garimpo.

Bíblia de Estudo Dr. Scofield, texto bíblico Almeida Corrigida Fiel, 1995, Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil.

Dicionário da Língua Portuguesa On Line. 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário