SITE DE COMPRAS

terça-feira, 18 de maio de 2010

Qualidades de um verdadeiro crente

Pr. José Antônio Corrêa

Enviar para um Amigo

Filipenses - 2 - 5 : 10

INTRODUÇÃO:

1. Cristo é o nosso exemplo de vida cristã. Tudo quanto precisamos para viver em harmonia entre irmãos, cultivar uma vida de vitória diante de Deus, modelar nosso caráter, nós encontramos em Cristo. Basta buscarmos nEle, que seremos abençoados.

2. Vamos ver nesta noite as qualidades mostradas por Jesus durante seu ministério terreno, e que podem ser também nossas qualidades como filhos de Deus:



"As Qualidades do Verdadeiro Filho de Deus":



I - O VERDADEIRO FILHO DE DEUS DEVE TER UM COMPORTAMENTO ALTRUÍSTA

VS. 5-6

1. Vs. 5-6, "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não julgou por usurpação o ser igual a Deus":

a. Cristo na qualidade de Filho Eterno de Deus, sempre teve a forma de Deus, sendo igual a Deus em tudo.

b. O Filho existia e sempre existiu antes de qualquer coisa criada. Ele é Eterno, sempre existiu juntamente com o Pai e com o Espírito Santo, Jo 1.1-3; Cl 1.15-17; Hb 1-13; Jo 8.58.

c. Nisto está o comportamento altruísta de Cristo, pois sendo igualzinho a Deus, sem nada tirar e nem por, sendo Criador de tudo, Eterno, deixou tudo esta glória, para vir em busca do homem.

2. Isto significa que eu como crente em Cristo e filho de Deus, devo descer de minha posição em busca do irmão mais fraco e que precisa de mim.



II - O VERDADEIRO FILHO DE DEUS, DEVE BUSCAR UMA HUMILDADE SEM PRECEDENTES

VS. 7-8

1. Vs. 7-8, "Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz".

2. Jesus, mesmo sendo Rei, veio como servo, Mc 10.45. A palavra "servo", vem do grego "doulos", que pode ser traduzida por "escravo".

3. Isto não significa que Jesus tornou-se, menos que Deus, pelo contrário Ele tornou-se tanto Deus, como homem. Nasceu como qualquer ser humano:

a. Deus escolheu uma humilde serva para ser sua mãe.

b. Não veio como Rei, nascido na realeza, mas como servo.

c. Seu primeiro lar na terra, foi uma estábulo.

d. Sua família era humilde, seu pai carpinteiro.

e. Seus primeiros visitantes, foram humildes pastores.

4. Cristo humilhou-se para vir a este mundo e devemos ter o mesmo sentimento dele, Tg 4.10, "Humilhai-vos perante o Senhor e ele vos exaltará", Dn 10.12.



III - O VERDADEIRO FILHO DE DEUS, DEVE TER UMA ATITUDE SACRIFICIAL

VS. 8

1. Vs. 8, "E achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz". Isto quer dizer:

a. Jesus desistiu das glórias do céu, o que demonstrou seu altruísmo. Nascer como homem foi humildade, mas morrer na cruz pelos pecados do mundo, é o maior sacrifício em qualquer parte do universo.

b. A morte de cruz era a pior condenação que uma pessoa podia provar. Era reservada aos piores criminosos e aos escravos. A este tipo de morte, estava vinculada uma maldição, dentro da legislação mosaica, Dt 21.22-23; Gl 3.13

c. Hb 12.2, "...Suportou a cruz, desprezando a afronta". Não há nada pior do que ser condenado por algo que não se deve.

2. Devemos ter a mesma atitude sacrificial de Cristo:

a. Paulo fala disto, quando apresenta Epafrodito à Igreja, Fp 2.29-30.

b. Temos este exemplo no relacionamento entre Paulo e o Senhor, Fp 3.10; 2.17-18.

3. Como filhos de Deus, devemos apresentar um comportamento que envolva o sacrifício de nossas próprias vidas, se necessário for.



IV- O VERDADEIRO FILHO DE DEUS, SERÁ AUTOMATICAMENTE EXALTADO PELO SENHOR EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS

VS. 9-11

1. Vs. 9-11, "Pelo que, também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu o nome que é sobre todo o nome: Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai".

2. Jesus humilhou-se, sacrificou-se, mas foi colocado em uma posição de honra. Alguns pontos:

a. Ganhou o nome que está acima de todo e qualquer outro nome.

b. Foi exaltado soberanamente.

c. Diante de seu nome, todo joelho se dobrará, tanto dos que estão nos céus, como dos que estão na terra, e ainda "debaixo da terra".

d. Toda língua há de confessar que Jesus Cristo é Senhor!

3. Devemos assumir uma atitude de humildade, porque seremos exaltados, participaremos da glória de Deus e do seu Reino, Ap 20.6; 5.10.



CONCLUSÃO:

1. Temos tido um comportamento altruísta, no sentido de que faço o bem a todos? Tenho descido do pedestal em busca do meu irmão mais fraco.

2. Estou seguindo o exemplo de Cristo na área da humildade? Me considero menor do que meus irmãos?

3. Tenho assumido uma atitude de sacrifício em relação a Cristo e em relação aos meus irmãos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário