SITE DE COMPRAS

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A SABEDORIA DE DEUS É LOUCURA PARA OS HOMENS?

Realmente esta frase dita por são Paulo Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia." (I Cor 3 : 19).

Já foi usada para bitolar e fazer medo a muita gente, principalmente àqueles que buscam explicações para os enigmas. E não duvido nada de que continuam a usar com o mesmo fim, pois sendo uma citação bíblica, fazem aceitar de forma literal, para dar apoio a esconder a verdade, usando esta frase para desviar dos questionamentos, os quais não sabem, ou não podem responder.

Não existe loucura, existe sim muita ignorância sobre o assunto".

Quando foi escrito o livro de Paulo, esta frase nos mostra que para o homem da época nada poderia ser explicado sem as luzes da ciência, que não existia, o povo não tinha conhecimento algum sobre as leis Naturais; daremos alguns exemplos. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo (Gn 1,1-8)”. Para o autor, parecia que as águas eram diferentes uma da outra, entretanto, o homem não conhecia o ciclo das águas e não fazia a menor idéia, de que a chuva, nada mais é, que a água que evaporava da terra e dos oceanos. No livro do Genese, onde narra a passagem sobre o dilúvio, Noé disse que a “água cobriu toda a terra”. É evidente que não foi o todo o planeta terra, Noé, sequer tinha conhecimento do tamanho do planeta e tampouco da sua esfericidade, como o dilúvio foi numa grande extensão de terra, ao olhar a sua volta, só conseguiu ver o horizonte em todos os lados, por isso, fez tal citação. Hoje, esta frase pode dar conotação de que foi em toda a terra como sendo todo o planeta. Mas sabemos que o dilúvio foi parcial, com o trasbordamento do Delta dos rios Tigre e Eufrates. Encontramos outra citação; “o céu encostava na água”, dando a entender que estavam unidos, e que no “céu havia frestas” por onde saiam as águas das chuvas, hoje com a mentalidade muito mais evoluída sabemos que, a ilusão de ótica ótica, faz parecer que o céu está colado na água no horizonte, e que não existe janelas nenhuma para sair água de céu Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se. (Gn 8,2,). O que é isto senão o ciclo natural das chuvas!

A crença do inferno e lago de fogo também é outra alegoria, pois esta ligada a saída do magma proveniente das erupções vulcânicas, para o homem da antiguidade, aquele calor, era a mais torturante das dores físicas, daí surgiu a crença de que o inferno era no centro da terra.

Estamos mostrando as narrativas que os povos da antiguidade faziam, interpretando o que viam, algo mais que natural para a época.

Hoje isso não pode ser mais aceito, todavia, existem algumas interpretações literais, que fazem um verdadeiro terror na mente dos incautos, que, com o desconhecimento da origem das coisas, acreditam em tudo que se diz. Ora, que existam verdades na Bíblia, não temos a menor dúvida, mas que também esta repleta de contos, mitos e lendas, também está mais do que provado, e o que não é nada de mais, pois este livro narra a história, a religiosidade e a cultura de um povo. É pena que as muitas pessoas sejam desconhecedoras das ciências, e não se dêem conta disso, de que tudo na natureza obedece a uma lei Natural (obvio) que é imutável. Com isso, aceitam tudo que se diz sem passar pelo crivo da razão e do bom senso.

Imagine se estivesse escrito na Bíblia, em que os magos do oriente, que eram persas, foram visitar Jesus em cima de um tapete voador, certamente teria muita gente que acreditaria, só porque está escrito, já que, acreditam, que a serpente falou com Eva, a mula falou com Balaão, o cajado de Moisés se transformou em cobra e saiu andando! E como questionar as escrituras é o mesmo que estar questionando Deus, acabam aceitando como verdade.

Portanto, não é a sabedoria de Deus que é loucura para os homens, mas a “loucura dos homens em querer distorcer a sabedoria de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário